O desabastecimento de determinados medicamentos da indústria farmacêutica, gerado pela falta de ativos é um fato atual e vem prejudicando tratamentos de diversos pacientes que procuram a farmácia convencional e não encontram o que foi prescrito por seu médico.
Os setores público e privado enfrentam essas ausências por diversas causas, inclusive pela guerra na Ucrânia e por conta do fechamento de portos da China e da Índia, principais exportadores de insumos para fármacos no mundo.
As principais faltas percebidas referem-se a antimicrobianos, mucolíticos, antibióticos, analgésicos e até mesmo anti-histamínicos, prejudicando muito a continuidade dos tratamentos prescritos, e ocasionando um problema de saúde pública.
Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais, esse problema já atinge a atenção básica do SUS (Sistema Único de Saúde), deixando inúmeros pacientes desassistidos de tratamento.
Um caminho possível e pouco explorado pela sociedade e comunidade médica são as farmácias de manipulação ou magistrais. Esses canais utilizam dos mesmos insumos das grandes indústrias, prezando pela qualidade e tecnologia, sem enfrentar atualmente o reflexo do desabastecimento, isso porque a quantidade utilizada pelo setor é consideravelmente menor e por ter uma entrega personalizada, o acesso é mais facilitado e veloz.
Muitas características fazem dos produtos manipulados opções mais seguras, práticas e eficazes para diversos tratamentos. Converse com o seu médico e utilize a farmácia de manipulação para adquirir um tratamento adequado e personalizado.
A saúde não pode esperar e a farmácia A Fórmula está à disposição para lhe atender, pois entendemos que você é único e a manipulação do seu medicamento também.
ENCONTRE UMA FARMÁCIA A FÓRMULA MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ
Fonte – Referência: Matéria Rede Globo, Matéria CNN