Para que o corpo e a mente funcionem de forma harmoniosa, é preciso que os níveis de vitaminas e nutrientes estejam adequados.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, “Setembro Amarelo” é uma campanha de prevenção ao suicídio que teve início no Brasil no ano de 2015. A campanha e as ações que acontecem em todo o território brasileiro visam a promover a discussão sobre o tema e a sua importância para a sociedade.
Este mês foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que acontece no dia 10 de setembro. No entanto, a preocupação com esse problema social é permanente, pois os cuidados com a questões mentais fazem parte da saúde de forma integral, afinal ter uma vida saudável significa estar bem física e mentalmente.
A saúde mental dos brasileiros
Sabe-se que a incidência de transtornos mentais está aumentando drasticamente na população. Cerca de 18,6 milhões de brasileiros já receberam o diagnóstico de ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que faz do Brasil um dos países mais ansiosos do mundo. Trata-se de um problema que vem se intensificando ao longo dos anos, principalmente durante e após o cenário pandêmico recente.
As consequências ganham grandes proporções, já que as questões psicológicas e emocionais estão diretamente relacionadas com o bem-estar, qualidade de vida e o desenvolvimento de diversos tipos de transtornos mentais e outras doenças. Em decorrência, os efeitos positivos dos cuidados com a saúde mental interferem em diferentes aspectos da vida.
Contribuição dos suplementos naturais e manipulados
Além dos hábitos saudáveis que colaboram para a manutenção de uma boa saúde mental, tais como praticar atividades físicas, ter uma dieta balanceada, momentos de lazer e sono de qualidade, há também outras contribuições. Uma delas é a ingestão de medicamentos manipulados e suplementos naturais, com ativos que atuam de forma eficiente no combate a depressão, ansiedade e estresse.
Nesse contexto, é válido ressaltar que a falta de vitaminas e nutrientes no organismo pode trazer prejuízos ao funcionamento do cérebro e à saúde mental. Assim, algumas das vitaminas que não podem faltar são todas as do complexo B, essenciais no combate ao estresse; o selênio, que contribui para a redução do desenvolvimento e agravamento da depressão; a vitamina D, a vitamina “do sol”, que atua no humor, ajudando a combater a depressão; ômega 3, que protege as células e auxilia no bom funcionamento do cérebro como um todo; o magnésio, cuja falta está relacionada com sintomas de estresse e ansiedade; entre muitos outros.
Benefícios dos ativos naturais
Para que o corpo e a mente funcionem de forma harmoniosa, é preciso que os níveis de vitaminas e nutrientes estejam adequados. A Farmácia de manipulação A Fórmula, por exemplo, conta com uma variedade de produtos naturais que atuam no organismo de modo a beneficiar a saúde mental e o bem-estar como um todo.
De maneira geral, o papel dos ativos naturais manipulados é justamente suprir alguma carência de determinadas substâncias no organismo. Portanto, exames de rotina e acompanhamento médico especializado são essenciais para prevenir ou tratar qualquer transtorno mental e, inclusive, acompanhar a ingestão dos suplementos, para que a busca pela saúde mental seja feita de forma segura e eficaz.