Ao mesmo tempo que uma vida com hábitos saudáveis é prioridade para alguns, pode ser um desafio para outros. Diante de uma rotina agitada, com inúmeras tarefas a se cumprir, às vezes, as práticas saudáveis podem ficar de lado.
Nesse contexto, o sistema imunológico ganha destaque, pois carece de cuidados especiais e depende de tais hábitos para garantir que cumpra sua função de manter o organismo protegido contra os mais diferentes microrganismos que possam afetar a saúde.
Como fortalecer a imunidade?
A combinação de algumas ações saudáveis é a receita perfeita para aumentar a imunidade e ficar com a saúde sempre em dia. Confira abaixo algumas dicas:
-
Sono de qualidade
Dormir bem durante a noite pode fazer grande diferença na disposição e humor ao longo do dia. A longo prazo, o organismo funciona de modo mais equilibrado, fortalecendo, assim, a saúde como um todo.
Para ter um sono de qualidade, alguns cuidados são essenciais, como evitar álcool, cafeína e alimentos pesados após às 17 horas; desligar aparelhos eletrônicos, pelo menos, 30 minutos antes do horário de dormir; e ter em média oito horas totais de sono.
-
Praticar atividades físicas
A relação existente entre exercícios físicos e o sistema imunológico resulta em uma maior proteção a todo o funcionamento do organismo. Isso porque ao realizar qualquer tipo de exercício físico é possível fortalecer a imunidade e, assim, melhorar tanto a saúde física como a mental.
Dentre os benefícios, estão o auxílio do controle do colesterol e pressão arterial; prevenção de determinadas enfermidades, como diabete, doenças do coração, depressão, entre outras; melhora o fluxo do sangue no cérebro e as decorrentes consequências positivas.
-
Ter uma alimentação balanceada
Uma boa nutrição pode melhorar de forma significativa a imunidade e a saúde como um todo, inclusive combatendo os sintomas de questões mentais, como ansiedade e estresse. Reduzir a quantidade de sais, açúcares e gorduras e dar preferência a legumes, verduras e frutas é uma forma de cuidar da alimentação.
Além de consumir alimentos ricos em vitaminas e demais nutrientes, também é preciso moderação na ingestão de bebidas alcóolicas e não fazer uso de cigarros ou substâncias que possam ser maléficas ao organismo.
-
Gerenciar o estresse
Dentre os fatores capazes de afetar o sistema imunológico, também podemos citar as reações psicológicas e fisiológicas. O estresse, por exemplo, é considerado um grande vilão que pode colocar o sistema imunológico em risco. Diante disso, controlar tal condição é uma das formas de combater os sintomas e, ao mesmo tempo, cuidar da manutenção da imunidade. Assim, as técnicas de relaxamento podem ser eficazes. Yoga e meditação são bons exemplos de cuidado com o corpo e a mente.
Aumentar a imunidade e mantê-la alta depende de uma combinação de diferentes fatores e hábitos saudáveis. Por isso, adotar um estilo de vida com tais práticas pode proporcionar grandes benefícios para a imunidade e, em consequência, para o bem-estar e saúde em diferentes aspectos.