[E-book] Ativos e cuidados essenciais para fortalecer a imunidade no inverno

A estação mais fria do ano chegou e, junto com ela, também aparecem as preocupações com a saúde e o combate às doenças sazonais da estação, como gripe, resfriado, bronquite, sinusite, entre outras questões respiratórias, além de questões como ressecamento de pele, infecções e viroses. Isso acontece devido à tendência de baixa imunidade nesta época […]

A estação mais fria do ano chegou e, junto com ela, também aparecem as preocupações com a saúde e o combate às doenças sazonais da estação, como gripe, resfriado, bronquite, sinusite, entre outras questões respiratórias, além de questões como ressecamento de pele, infecções e viroses. Isso acontece devido à tendência de baixa imunidade nesta época do ano.

O clima de inverno, com suas baixas temperaturas, impacta significativamente o funcionamento do nosso sistema imunológico. A resposta do organismo ao frio enfraquece as defesas do corpo, e a redução da exposição solar, que leva à falta de Vitamina D, são fatores que contribuem para essa vulnerabilidade da saúde.

Além disso, mudanças comportamentais e alimentares também estão envolvidas quando o assunto é a baixa da imunidade no inverno. Afinal, é muito comum permanecermos em ambientes fechados e consumirmos alimentos mais gordurosos e calóricos quando está frio, não é mesmo?

Como cuidar e reforçar a imunidade no inverno?

Já ciente de como o frio prejudica a imunidade, chegou a hora de saber como se fortalecer. Manter-se hidratado e bem alimentado é o primeiro passo para garantir a saúde, seja no inverno ou em qualquer época do ano.

Além de ingerir bastante líquido, principalmente água, consumir alimentos ricos em gorduras oleaginosas, fibras, cereais, sementes, frutas, verduras e vegetais pode contribuir efetivamente para a manutenção da boa imunidade. Uma dica de grande importância é evitar a ingestão exagerada de sal, para prevenir uma possível retenção de líquidos e inchaços, que são inimigos do sistema respiratório.

Outros fatores também são essenciais para que o corpo fique mais resistente ao frio, tais como a prática regular de atividades físicas, sono de qualidade, cuidados com a saúde mental, estar com todas as vacinas em dia e tomar sol sempre que possível, com os devidos cuidados de proteção.

Quais vitaminas e ativos tomar no inverno?

Algumas vitaminas são fundamentais quando o assunto é cuidar da saúde e aumentar a imunidade. A Vitamina A, por exemplo, faz um papel importante nas vias respiratórias e gastrointestinais. É possível encontrá-la em diversos alimentos, como cenoura, espinafre, acelga e goiaba vermelha.

Já a Vitamina C contribui para o combate de infecções, sejam bacterianas ou virais, e está presente principalmente em frutas cítricas e alguns vegetais, como brócolis e pimentão. A Vitamina D3, por sua vez, tem o poder de fortalecer os ossos e diminuir as infecções respiratórias. Podemos adquiri-la por meio do sol ou na alimentação, com leite e derivados, frutos do mar, entre outros.

O Zinco, encontrado em carnes vermelhas, sementes e nozes, é outro grande aliado para deixar o sistema imunológico pronto para enfrentar as baixas temperaturas e combater vírus e bactérias.

Tais vitaminas podem ser ingeridas pela alimentação ou com suplementos. Entretanto, um profissional de saúde habilitado deve sempre ser consultado, principalmente diante de qualquer sinal de alguma doença.

Quer saber mais sobre como enfrentar os desafios que vêm com o inverno de forma segura e conseguir curtir o frio sem preocupações? Baixe aqui o nosso e-book, fique bem informado, cuide da sua saúde e aproveite o lado bom do inverno.

POSTAGENS RELACIONADAS

Mostrar Aviso