Para quem não está acostumado a praticar exercícios físicos pode até ser que a sigla BCAA não faça muito sentido à primeira vista, mas se você chegou até este artigo quer dizer que possivelmente já esteja precisando do suplemento que essa sigla representa ou quer saber mais sobre os benefícios que ele pode oferecer. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
O que é o BCAA?
O BCAA, é a sigla em inglês para Branched-Chain Amino Acids, que, em uma tradução literal, significa aminoácidos de cadeia ramificada. Parece difícil, não é? Mas, resumidamente, o BCAA é um suplemento que combina três aminoácidos: leucina, isoleucina e a valina.
Esse suplemento é uma das principais fontes de nitrogênio usada na síntese de glutamina e alanina. Vale ressaltar que a glutamina desempenha um papel fundamental durante a prática de exercícios, especialmente em atividades de alta intensidade.
Como um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano, ela auxilia na manutenção da integridade do sistema imunológico, na síntese proteica e no fornecimento de energia para células do sistema imunológico, modulando a ativação de proteínas de estresse.
Suplementar com glutamina pode ajudar você a ter mais energia para seus treinos, fazer seu organismo funcionar melhor e favorecer a recuperação muscular.
Para que serve o BCAA?
Como vimos, o BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) é essencial na síntese de proteínas musculares. Por isso, ajuda a reduzir a fadiga central durante exercícios prolongados. Portanto, esse suplemento pode auxiliar em várias frentes, como aumentar a performance do seu treino, regular o seu sistema imunológico e até mesmo aumentar a velocidade do metabolismo, ajudando no emagrecimento quando combinado com a prática de atividade física e uma dieta saudável.
Quais os benefícios do BCAA?
O BCAA oferece vários benefícios para indivíduos que praticam exercícios físicos regularmente, confira os principais:
- Previne a perda de massa muscular: ajuda a prevenir a degradação muscular (catabolismo) durante períodos de exercício intenso ou em situações de restrição calórica, como dietas para perda de peso
- Reduz dores musculares pós-treino: durante exercícios prolongados, os níveis de BCAA no sangue diminuem, o que pode levar à fadiga muscular. Com o BCAA é possível retardar a fadiga, pois esses aminoácidos podem ser usados como fonte de energia pelos músculos.
- Melhoria da resistência física: além de fornecer energia durante o exercício, o BCAA pode ajudar a diminuir a produção de serotonina no cérebro, o que contribui para a redução da percepção de esforço durante o treinamento, aumentando, assim, a resistência física e melhorando o desempenho.
- Favorece a formação de massa magra: o BCAA, especialmente a leucina, estimula a síntese de proteínas musculares, contribuindo para o crescimento e a recuperação muscular. Ao promover a síntese proteica, ajuda a aumentar a massa muscular magra e a reduzir a degradação muscular, resultando em um balanço proteico positivo que favorece o ganho de massa muscular.
Como devo tomar o BCAA?
A melhor hora para tomar BCAA pode variar de acordo com as necessidades e objetivos individuais. No entanto, consumir BCAA antes do treino pode ajudar a fornecer energia durante o exercício e a encorajar o crescimento muscular. Por outro lado, tomar após o treino ou durante também pode ser uma opção para administrar o BCAA.
Se você se animou e quer potencializar seus treinos com a suplementação de BCAA, conte com a A Fórmula. Entre em contato com a unidade mais próxima de você! Lembre-se é fundamental conversar com seu nutricionista ou educador físico antes de iniciar o uso.