Adotar hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenção.
A vida de uma mulher é marcada por diversas fases hormonais. Começando com a puberdade, onde ocorre o desenvolvimento das características sexuais secundárias e o início do ciclo menstrual. Em seguida, a fase reprodutiva engloba a menstruação, a gravidez e o parto. A transição para a menopausa é outro marco importante, marcado pela diminuição dos hormônios reprodutivos.
Além dessas fases, ao longo da vida, as mulheres também podem experimentar desequilíbrios hormonais temporários, como os relacionados à gravidez e ao pós-parto, bem como flutuações hormonais associadas a problemas de saúde específicos.
Cada uma dessas fases traz desafios e necessidades hormonais únicas, exigindo atenção e cuidados adequados para manter a saúde e o bem-estar ao longo da jornada da vida da mulher.
Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama
A saúde da mulher é um assunto amplo e complexo que envolve vários aspectos e, além dos cuidados hormonais específicos, também é preciso ficar atenta a mudanças e doenças que podem ocorrer nessas fases, como o câncer de mama, por exemplo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que, em 2023, o Brasil tenha 73.610 novos casos de câncer, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Por isso, em todo o mundo, o mês de outubro é tradicionalmente associado à campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O “Outubro Rosa” visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O autocuidado na saúde feminina e a reposição hormonal e de vitaminas
O autocuidado desempenha um papel fundamental nessa jornada da saúde da mulher, uma vez que a adoção de hábitos saudáveis é uma das melhores maneiras de prevenir uma série de problemas de saúde, incluindo o câncer de mama. Isso inclui manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e do tabagismo.
Além disso, nas diferentes fases da vida da mulher podem ser abordados suplementos naturais e, em alguns casos, terapias de reposição hormonal. Essas opções podem proporcionar alívio de sintomas, equilíbrio hormonal e melhor qualidade de vida.
Há um estudo (artigo publicado on-line em 9 de setembro de 2015 no American Journal of Clinical Nutrition), por exemplo, que relata que a suplementação adequada com Vitamina D está associada a um menor risco de câncer de mama em mulheres que fazem reposição hormonal na pós-menopausa.
Além da vitamina D, outros suplementos podem ser importantes para a saúde da mulher, com base na fase de vida que está vivendo, confira:
- Multivitamínico
- Vitamina D
- Ferro
- Vitamina C
- Magnésio
- Ômega 3
- Cálcio
- Colágeno
- Cohosh preto
- Prímula da noite
Mas, é importante lembrar que toda suplementação ou reposição que queira fazer é necessário que seja orientada por um profissional de saúde, uma vez que a abordagem adequada pode variar conforme as necessidades e características individuais de cada mulher.
Sua saúde merece atenção especializada e personalizada. Entre em contato com A Fórmula e faça o orçamento para a sua suplementação.