Protetor solar em cápsulas? Saiba mais!

Todo mundo sabe que a aplicação do protetor solar é fundamental o ano todo, independentemente da estação, faça chuva ou faça sol. Afinal, essa é uma das maneiras mais efetivas para proteger a pele contra os efeitos dos raios ultravioleta e evitar danos mais severos, como o câncer de pele.  Para se ter uma ideia, […]

Todo mundo sabe que a aplicação do protetor solar é fundamental o ano todo, independentemente da estação, faça chuva ou faça sol. Afinal, essa é uma das maneiras mais efetivas para proteger a pele contra os efeitos dos raios ultravioleta e evitar danos mais severos, como o câncer de pele. 

Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o tipo mais frequente no Brasil e no mundo. Ainda segundo o Inca, o câncer de pele não melanoma representou, em 2023, cerca de 31,3% de novos casos. 

Por isso, além da aplicação tradicional do protetor solar, é importante encontrar maneiras de proteção que se integrem à rotina diária, tornando a prática de cuidados com a pele mais acessível e eficiente.

 

Como se proteger do sol?

Além da aplicação de protetor solar tópico, há outras estratégias importantes a serem consideradas. Vestir roupas apropriadas, evitar a exposição direta nos horários mais intensos, usar óculos de sol e, até mesmo, a ingestão de protetor solar em cápsulas desempenham papéis cruciais na defesa contra os danos causados pelos raios ultravioleta.

 

Protetor solar oral: um aliado na proteção

Além dos métodos externos, algumas pessoas optam por usar também o protetor solar via oral. Atuando de dentro para fora na proteção da pele contra os danos causados pelo sol, essas cápsulas geralmente contêm ingredientes como antioxidantes, vitaminas e outros compostos que têm propriedades fotoprotetoras.

 

Como funciona o protetor solar em cápsula?

O modo de funcionamento do protetor solar oral envolve a presença de ingredientes que ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pela exposição solar e que, consequentemente, evoluem para manchas e até câncer. Os antioxidantes presentes nas cápsulas auxiliam, portanto, na prevenção do envelhecimento precoce da pele, uma vez que radicais livres destroem as fibras de colágeno; além disso, contribuem para a redução dos danos causados pelo sol.

 

Quais os benefícios do protetor solar em cápsulas?

Os benefícios do protetor solar em cápsulas incluem a conveniência de ingerir o suplemento, especialmente para pessoas que têm dificuldade em aplicar protetor solar tópico regularmente. Além disso, quem tem doença de pele que pode se agravar com a exposição solar pode se beneficiar do protetor solar via oral, como câncer, vitiligo ou até mesmo pacientes com melasma, ou fototipos mais baixos e que, frequentemente, apresentam vermelhidão após exposição ao sol.

 

O protetor solar oral atua como adjuvante na proteção solar

É importante ressaltar que os protetores solares orais não devem ser considerados como substitutos dos métodos tradicionais de proteção. Eles, na verdade, atuam como auxiliares, pois as cápsulas não bloqueiam os raios UV, mas a potente ação antioxidante, amplia a proteção e ajuda a reduzir os danos causados pela exposição solar.

Portanto, ainda é recomendado o uso de protetor solar tópico, especialmente em áreas mais expostas, como o rosto, no dia a dia; ou a aplicação no corpo se a exposição for completa em caso de banho de sol em piscina ou praia.

Por isso, lembre-se sempre de combinar diferentes medidas de proteção solar para garantir uma defesa abrangente contra os efeitos nocivos do sol. A prevenção é fundamental para manter a saúde da pele e reduzir os riscos de doenças relacionadas à exposição solar. 

Para saber mais consulte agora mesmo o farmacêutico da A Fórmula mais próxima de você e faça seu protetor solar oral manipulado com a gente!

POSTAGENS RELACIONADAS