Quando falamos sobre franquias temos dois tipos de pessoas:
1º – As que já tiveram contato com este modelo de negócio e querem abrir a sua (ou já abriram)
2º – As que não entendem e são receosas a respeito
Se você é do segundo grupo (ou é do primeiro, mas quer mais informação), continue lendo porque teremos muitas informações bacanas nesse post!
As franquias nada mais são do que uma extensão de uma empresa/marca, que resolveu utilizar desse modelo de negócio para expandir as suas atividades. O franqueador abre “vagas” para que empreendedores se candidatem a fazer parte da rede, tendo acesso à estrutura de uma empresa que já está ativa.
Vamos a 7 pontos que talvez você não saiba:
1) Franquias são uma das formas mais seguras de empreender e com menor chance de falência. Empresas que começam do zero, tem 5x mais chances de não darem certo quando comparadas às franqueadas, que iniciam com um modelo de negócio testado e aprovado.
2) As franqueadoras fornecem suporte às franqueadas, desde a escolha do ponto comercial, passando pelo projeto arquitetônico, solicitações de licenças, treinamento da equipe e acompanhamento da gestão. É possível ter ferramentas para gerenciamento que te colocam à frente de empresas que começam sozinhas.
3) Quando você é franqueada de uma empresa, você faz parte de uma marca já consolidada no mercado, o que dá credibilidade para o seu negócio e pula a etapa de reconhecimento de marca.
4) Os franqueados têm acesso uns aos outros, o que permite troca de experiências de erros e acertos, reconhecimento de oportunidades e até compra coletiva com acesso a desconto. São empreendedores do mesmo ramo que você, que compartilham informações, já que não são concorrentes diretos, uma vez que estão em regiões diferentes.
5) Nem todo mundo pode ser franqueado. Sim, é preciso passar por entrevista, ter o perfil, apresentar documentos, ter investimento necessário e estar apto para ingressar na rede. Se não houvesse essa seleção, a franqueadora poderia estar colocando o seu modelo de negócio por água a baixo.
6) A franqueadora tem diversas unidades de franquias e por esse motivo consegue passar uma estimativa de lucro e retorno do investimento, o que deixa novos empreendedores mais seguros.
7) Para entrar em uma franquia você pode – e deve – pesquisar depoimentos dos franqueados, ou até mesmo conversar diretamente com alguns, para entender o funcionamento, a estrutura e o suporte da franqueada.
E aí, você já sabia tudo sobre franquias?
Se quiser saber mais sobre a franquia A Fórmula, clique aqui.