Manter a saúde física e mental em dia não depende exclusivamente do uso de medicamentos. Na verdade, para manter o equilíbrio são necessários diversos cuidados que se integram de forma holística, ou seja, estão interligados.
Isso significa que para a promoção de um estilo de vida saudável é preciso unir alimentação equilibrada, exercícios regulares, cuidados com a saúde emocional e, fundamentalmente, manter um contato constante com a natureza.
E se você está se perguntando o que a natureza tem a ver com isso? Nós te explicamos.
A conexão com a natureza faz parte da história evolutiva
A conexão entre a saúde e a natureza está profundamente enraizada em nossa história evolutiva. Durante milênios, os seres humanos viveram em estreita relação com o ambiente natural, dependendo dele para obter alimentos, abrigo e recursos essenciais. Essa conexão evolutiva moldou nossos cérebros e corpos de maneira única.
O processo de distanciamento entre o ser humano e a natureza
No entanto, à medida que a sociedade avança, nossa conexão com a natureza muitas vezes diminui. Durante todo o processo de urbanização ocorrido ao longo da história esse distanciamento foi se tornando “comum”. No entanto, recentemente, a pandemia de COVID-19 e as consequentes medidas de isolamento social exacerbaram essa desconexão, trazendo à tona a necessidade urgente de reconhecer os benefícios do contato com a natureza para a saúde humana e considerá-lo como um remédio valioso para uma série de distúrbios mentais e físicos.
Conheça 5 benefícios práticos para a nossa saúde em se estar na natureza
Muitas vezes, procurar um lugar calmo em meio à natureza proporciona não apenas momentos de tranquilidade. Esse contato pode trazer, na verdade, uma série de benefícios. Conheça a seguir cinco deles:
- Reduz o estresse e a hipertensão: estudos demonstram que estar em contato com a natureza reduz os níveis de cortisol (hormônio do estresse), diminui a pulsação e a pressão arterial e, até mesmo, interfere no funcionamento do sistema simpático e parassimpático.
- Melhora do sono: a exposição à luz natural, especialmente a luz solar, desempenha um papel fundamental na regulação do ritmo circadiano, influenciando nosso ciclo de sono e vigília. A luz solar também é uma fonte natural de vitamina D, essencial para a saúde óssea e imunológica.
- Melhora da saúde mental: pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm menos sintomas de depressão e de ansiedade.
- Aumenta a criatividade e concentração: o tempo passado na natureza permite uma pausa mental necessária, o que permite uma volta ao trabalho ou aos estudos com maior foco e produtividade.
- Protege o coração: isso mesmo, o contato com a natureza ocasiona uma melhor oxigenação do sangue, reduzindo a pressão arterial. Além disso, se você costuma praticar esportes ao ar livre, além de usufruir do benefício de fortalecimento do coração com o exercício, ainda pode se beneficiar de todos os outros ao estar em um ambiente verde e arborizado.
A natureza não é apenas um remédio para a saúde física e mental, mas uma parte fundamental para o nosso bem-estar. Portanto, lembre-se que integrar o contato com a natureza na rotina diária não só fortalecerá a sua saúde, como também irá promove um equilíbrio entre o corpo e a mente.