Desvendando os benefícios da vitamina D na prevenção de doenças

Responsável por auxiliar diversas funções no organismo, a vitamina D é uma substância que proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Ela pode ser absorvida por meio de raios solares, fórmulas manipuladas e no consumo de determinados alimentos, tais como fígado, atum, ovos, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, entre […]

Responsável por auxiliar diversas funções no organismo, a vitamina D é uma substância que proporciona inúmeros benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida. Ela pode ser absorvida por meio de raios solares, fórmulas manipuladas e no consumo de determinados alimentos, tais como fígado, atum, ovos, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, entre outros. 

Com uma grande capacidade de regular o ferro e o cálcio no sangue e melhorar a imunidade, o humor e a capacidade física de modo geral, a vitamina D também pode contribuir para a prevenção de várias doenças e problemas cognitivos.

 

Principais benefícios da vitamina D à saúde

Que a sua presença no bom funcionamento do corpo é essencial, já sabemos. A nossa saúde e bem-estar podem se beneficiar dos efeitos da vitamina D de diversas maneiras, seja em qualquer idade. Mais especificamente, podemos citar a prevenção de fraturas e da osteoporose, principalmente na população mais idosa. 

Além disso, ela também ajuda a combater doenças autoimunes, controlar a pressão arterial, prevenir calvície, regular a secreção de insulina, fortalecer os ossos e ainda ajudar no tratamento da depressão. Para além de todas as vantagens já citadas, os momentos de exposição ao sol para a absorção da vitamina D podem se tornar ocasiões prazerosas, conforme o estilo de vida de cada um.   

 

Quando a suplementação com Vitamina D é necessária?

Nem sempre a exposição solar consegue suprir toda a necessidade de vitamina D que o corpo precisa, inclusive diante da vida agitada, que nem sempre possibilita tempo disponível para permanecer ao sol. Sendo assim, em alguns casos, quando a pessoa apresenta deficiência da vitamina, é preciso complementá-la com suplementos fabricados em laboratório.

Mas como saber quando está faltando a vitamina D no corpo? É justamente nesse ponto que é preciso muita atenção, pois os sintomas normalmente aparecem quando as taxas já estão extremamente baixas. Dentre eles, podemos citar fraqueza e dor nos ossos e músculos, quedas frequentes, espasmos musculares, dificuldades para se locomover, infecções frequentes, fadiga, entre muitos outros.

Além disso, tal carência também pode acelerar o processo de envelhecimento, além do desenvolvimento de doenças, como diabete, câncer, lúpus, artrite, osteoporose, esclerose múltipla, cardiovasculares, gripes, entre outras. Por essa razão, acompanhar os níveis de vitamina D com exames laboratoriais é essencial para a manutenção de uma boa taxa. Mas, atenção: ao fazer uso de suplementos, uma indicação médica é essencial.

 

Vitamina D e qualidade de vida

No contexto de busca por mais saúde, há outras boas práticas possíveis de se atrelar para a manutenção de um bom índice de vitamina D. Isso quer dizer que um sono de qualidade e a realização de exercícios físicos são fortes aliados para a saúde e bem-estar. 

E na hora de ingerir a vitamina D por meio do sol, não esqueça de cuidar com os possíveis danos dos raios solares. Então, é preciso seguir a orientação de horários: antes das 10h e após às 16h. Cerca de 20 minutos por dia já é o suficiente. Mantenha a vitamina D em dia, cuide da saúde e tenha uma vida mais feliz e produtiva.

POSTAGENS RELACIONADAS