Caracterizada como uma forma de funcionamento cerebral diferente do que é considerado comum socialmente, as neurodivergências se distinguem por ocasionar determinadas formas de comportamento, aprendizagem, desenvolvimento de habilidades, entre outras questões.
Dentre as principais neurodivergências, podemos citar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), a Síndrome de Tourette, a Dislexia, entre outros.
Trata-se de uma diversidade das funções cerebrais que podem ser desafiadoras e trazer dificuldades para o dia a dia dos neurodivergentes, tais como problemas de concentração e cognição, relações sociais e controle das emoções, por exemplo.
A importância da nutrição no suporte à neurodiversidade
Sabe-se que uma alimentação balanceada pode trazer muitas vantagens para a saúde cerebral. Então, por estarem interligadas com as composições neurológicas, o tratamento para neurodivergentes é multidisciplinar.
Nesse contexto, a suplementação natural pode proporcionar diversos benefícios que controlam os transtornos e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente. Além de aliviar os sintomas e oferecer suporte às funções do cérebro, os suplementos naturais também são fundamentais para completar a quantidade de nutrientes necessários que o organismo precisa.
Ativos naturais e suplementos que podem apoiar neurodivergentes
A formulação e a dosagem dos suplementos naturais são feitas de modo personalizado, conforme as necessidades do paciente em questão. Alguns dos ativos naturais mais consumidos e indicados são:
- Zinco: auxilia no equilíbrio dos neurotransmissores e na saúde do cérebro como um todo;
- Ômega 3: contribui para o desenvolvimento cognitivo e demais funções cerebrais;
- Melatonina: atua na melhora da qualidade do sono;
- Magnésio: age de modo a amenizar os sintomas da ansiedade e hiperatividade;
- L-teanina: ajuda a diminuir ansiedade e aprimora o foco e atenção;
- Vitamina D: regula o humor e melhora outras funções do cérebro.
Principais suplementos para Autismo e TDAH
Especificamente para as condições de Autismo, podemos citar o Brocophanus, um ativo que é rico em sulforafano e atributos neuroprotetores, que reduzem comportamentos de irritabilidade em pessoas com autismo, aprimorando as interações sociais.
O Brocophanus também contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de moderar desordens neurológicas e processos bioquímicos pertinentes ao estresse oxidativo.
Além disso, também é possível contar com os efeitos positivos dos probióticos e prebióticos, que atuam em prol da saúde intestinal, já que há uma importante relação entre o bem-estar do intestino e do cérebro; do N-acetilcisteína (NAC), que ajuda a controlar determinados comportamentos em pessoas com autismo, como movimentos repetitivos; curcumina, que diminui inflamações e protege o cérebro; e o ácido gama-aminobutírico (GABA), que regula sintomas de hiperatividade e ansiedade em portadores de TDAH.
A importância da personalização e acompanhamento médico
A ingestão dos ativos naturais deve ser sempre acompanhada por um profissional habilitado, pois os efeitos e a resposta do organismo podem ser diferentes de um neurodivergente a outro.
Desta maneira, um acompanhamento contínuo é essencial para que os ajustes sejam realizados no momento certo, para garantir a segurança e a eficácia do tratamento.
Assim, uma vida saudável aliada a uma alimentação balanceada e o uso correto da suplementação natural são práticas capazes de proporcionar cada vez mais bem-estar e qualidade de vida para os neurodivergentes, bem como para as pessoas com as quais eles convivem. Gostou? Consulte o seu médico e faça o seu manipulado na unidade A Fórmula mais próxima de você.