Uma boa e saudável mobilidade corporal está relacionada a diversos aspectos da vida, como independência, autonomia, bem-estar e qualidade de vida. Para se movimentar livremente sem dor e nenhuma limitação, é preciso cuidar de toda a complexidade do sistema esquelético, pois é esta estrutura que proporciona sustentação ao corpo.
Principais problemas dos ossos e articulações
É comum que problemas nessas importantes partes do corpo começam a surgir na fase idosa da vida, a partir dos 60 anos. No entanto, os cuidados preventivos devem iniciar muito antes da chegada da terceira idade, já que as articulações e os ossos podem ser prejudicados por problemas de metabolismo, falta de vitaminas e nutrientes e doenças degenerativas.
A osteoporose, que enfraquece os ossos e aumenta as chances de fraturas, é a enfermidade mais comum e conhecida. Porém, há outras condições que prejudicam os ossos e a saúde como um todo. Dentre elas, podemos citar a artrite, que causa inflamações e, em consequência, dores e limitações; a artrose, responsável pelo desgaste das cartilagens das articulações; o raquitismo, que deixa os ossos mais fracos e suscetíveis; e câncer nos ossos.
A saúde óssea depende de um conjunto de fatores, tais como hábitos saudáveis, níveis adequados de vitaminas no organismo e, se houver necessidade, o uso de suplementos para fortalecer os ossos.
Principais nutrientes e vitaminas para os ossos
Os suplementos para os ossos, nesse contexto, são essenciais, pois podem contribuir para o aumento da densidade óssea, prevenção de osteoporose, remodelação óssea e outras situações relacionadas à saúde dos ossos e articulações.
Além do triptofano, cálcio, zinco e carbonato de cálcio, um dos nutrientes de grande importância para a manutenção da qualidade e resistência é o colágeno, que pode ser do tipo I, indicado para os ossos, ou do tipo II, que atua mais especificamente nas articulações.
Além disso, há outras vitaminas, que devem estar sempre nos níveis corretos no organismo para que funcionem em conjunto para a manutenção da força e de condições favoráveis dos ossos e articulações. Elas podem ser encontradas em alimentos ou em forma de suplementos. Dentre elas, podemos citar:
- Vitamina B12: Ao atuar na massa óssea, esta vitamina auxilia no fortalecimento e prevenção de fraturas.
- Ômega 3: Contém propriedades anti-inflamatórias e contribui para a formação óssea.
- Vitamina K: Auxilia na regulação do cálcio nos ossos e fortalece a saúde dos ossos de modo geral.
- Boro: Tem a capacidade de controlar o metabolismo do cálcio e da vitamina D no organismo.
- Minerais: A atuação em conjunto de minerais, tais como magnésio, zinco, cobre e manganês, acentuam o fortalecimento e a formação óssea.
Por mais saúde, mobilidade e bem-estar
Sendo assim, ressalta-se a importância dos cuidados apropriados. Ao adotar uma rotina saudável, com o auxílio de ativos e suplementos e acompanhamento médico especializado, é possível investir em uma vida mais produtiva, longeva e feliz.
Na A Fórmula, você encontra os melhores suplementos e uma grande variedade de produtos manipulados para a saúde dos ossos e articulações. Encontre a unidade mais próxima de você ou envie agora a sua receita.